40 horas: tem que ser agora!

A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem diminuição salarial é mais uma medida em favor do progresso do Brasil. Todos ganham com a redução. Os trabalhadores por que terão mais tempo para curtir a vida e a família; os empresários porque contarão com empregados menos cansados e o País por abrir mais de dois milhões de postos no mercado de trabalho.

De uma só vez, o Brasil pode dar um passo largo em direção à humanização do trabalho, dando outro bom exemplo para o mundo. Aliás, o Brasil só atravessou o mar de incertezas econômicas geradas na crise mundial porque o governo soube ouvir os trabalhadores. Medidas como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o corte na taxa de juros e a adoção de políticas específicas para os setores permitiram o fortalecimento do mercado interno e da poupança nacional, um diferencial do País na comparação com outras nações.

A redução da carga horária para 40 horas por semana segue a mesma lógica, com mais gente trabalhando e mais dinheiro circulando no mercado. Além do que a saúde do trabalhador é mais preservada e o rendimento notadamente maior.
Reduzir a jornada para 40 horas é aproximar o Brasil da nova era do Trabalho Decente, na qual o trabalho é encarado com algo além da empresa e que envolve tudo relacionado a ele. Tem que ser agora.