Artigo

Opinião

A corda arrebenta sempre do lado mais fraco

Com a aprovação da Reforma Trabalhista, que representa um retrocesso e degradação da CLT, o futuro é incerto.

Nesta semana o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre completou 85 anos de fundação e, apesar do momento político e econômico pelo qual o país está passando, que não sustenta motivo algum para festa, reunimos a categoria para comemorar.

Comemorar, sim! Celebrar a trajetória de um sindicato que há mais de oito décadas tem honrado o compromisso de defender a categoria comerciária e lutar pela garantia e ampliação das conquistas.

Sempre estivemos inseridos nas principais lutas e, na batalha travada contra a reforma trabalhista, infelizmente aprovada pelo Senado, não foi diferente. Não nos calamos. Fomos às ruas alertar a população, fomos à Brasília pressionar os deputados, fizemos paralisação, participamos de atos e temos o sentimento de consciência limpa quanto ao nosso papel de representar e lutar pelos trabalhadores.

Com a aprovação da Reforma Trabalhista, que representa um retrocesso e degradação da CLT, o futuro é incerto. Muitos podem concluir que as entidades sindicais estão somente preocupadas com o fim da contribuição sindical obrigatória, este é um ponto crucial no debate, mas não se trata somente disso.

São 117 artigos da CLT que foram alterados prejudicando os trabalhadores. O fim da contribuição é só mais um artifício que, no final das contas, vai arrematar ainda mais o prejuízo para a classe trabalhadora, que não terá uma entidade fortalecida e com poder aquisitivo para oferecer assistência médica, jurídica, educacional, enfim, serviços que em 85 anos de história o Sindec sempre oportunizou para a categoria.

Por isso, mais do que nunca, o momento é de reflexão. Nesse país, onde o governo está claramente a serviço da classe patronal e do capital internacional, de que lado a corda tende a arrebentar? A nossa atuação e investimento em prol dos comerciários, só se manterá forte o suficiente, se tivermos vocês ao nosso lado.

Nilton Neco

Presidente do Sindec-POA

Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical

Secretário-geral da ADS

Enviar artigo para amigo(a)

Imagem de verificação

Outros artigos

Twitter

Jornais

Vídeos

8º Congresso da Força Sindical-RS

Confira os principais momentos do Congresso Estadual da Central

Outros vídeos

Campanhas






Quem somos

Sobre a Força Diretoria Atuação no Estado Metas Filiados

Secretarias

Juventude Meio ambiente Formação Sindical Saúde do trabalhador

Materias oficias

Álbum de fotos Vídeos Jornais Logotipos da Força Jingles

Publicações

Notícias Agenda Tweets Interativas Artigos

Comunicação

Fale conosco Informativo Canal RSS Como chegar Mapa do site

Campanhas

Fórum Social Mundial Faixa de Fronteira 2015 Bioma Pampa Posto de Saúde 24h Trabalho Decente
Força Sindical do Rio Grande do Sul
Cristovão Colombo, 203 - Porto Alegre
Rio Grande do Sul, Brasil
CEP 90560-003 - Fone: (51) 3228.0098
contato@fsindical-rs.org.br