Juventude

A juventude que queremos para os próximos quatro anos

Jefferson Tiego - Secretário Nacional da Juventude - Força Sindical

Estamos em plena campanha eleitoral, o que nos faz refletir sobre que Brasil queremos para o nosso futuro.

Na corrida temo dois candidatos que, aparentemente, estão mais preocupados em atingir um ao outro do que mostrar o que vão, efetivamente, fazer para os próximos quartos anos.

A juventude está muito apreensiva e curiosa com o encaminhamento da campanha eleitoral e projetos de governo,os candidatos não estão abordando o futuro do Brasil - que neste caso são os jovens. Não existem projetos voltados para o desemprego juvenil, se eles existem, por quê são esquecidos nos debates e falas dos candidatos?
Este esquecimento causa para a juventude a imersão no mundo do crime e das drogas, entre outras mazelas que atinge grande parte da população joven brasileira.

Precisamos qualificar os jovens, voltando nossas energias  e projetos para os cursos técnicos de formação, que hoje estão praticamente abandonados. Ao olhar com atenção para o mercado de trabalho, percebemos que o Brasil está carente de mão de obra qualificada como pedreiro, eletrecista, carpinteiro, entre outros.
Está na hora de voltarmos no passado e investir pesado na formação dos nossos jovens, afinal diploma não é garantia de emprego, qualificação, sim.

Este cursos vão atingir diretamente uma parcela de jovens que são poucos assistidos pelos governates e orgãos públicos, com renda muito baixa, pouca escolaridade e ainda com uma família para sustentar.

Temos o dever de divulgar em todas as redes sociais perguntas e questões voltadas para a juventude, fortalecendo o compromisso dos candidatos com os jovens e com o futuro do nosso Brasil.

Jefferson Tiego - Secretário Nacional da Juventude - Força Sindical
jefferson@fsindical-rs.org.br