Aumento real faz o Produto Interno Bruto crescer

Uma das medidas que os empresários e os governos (federal, estaduais e municipais) podem adotar é negociar - com as centrais sindicais e os sindicatos - aumentos reais de salários significativos, tornando possível a elevação do consumo.

"O aumento de 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre, comparado com o resultado do primeiro trimestre, mostra uma pequena melhora na economia brasileira.

Se os investimentos anunciados pelo governo para ferrovias e rodovias forem implementados, o Brasil poderá ter um PIB ainda mais robusto em 2013.
No entanto, é necessário adotar, desde agora, mais medidas para atrair investimentos para a produção nacional e para o consumo.

Neste sentido, as campanhas salariais da categoria metalúrgica, que estamos levando adiante neste momento, com a realização de inúmeras assembleias, debates e reuniões, são muito significativas e servem de parâmetro para as demais categorias que também estão na luta por aumento real e outros avanços econômicos e sociais.

Todos sabemos que a melhora da economia proporciona a entrada de mais pessoas na chamada classe média e o nosso País poderá entrar com mais força em um círculo virtuoso com mais empregos, melhores salários, mais consumo, mais produção nacional e PIB maior".

Miguel Torres
Presidente da CNTM e em exercício da Força Sindical