Campanha Salarial 2013: uma conquista de todos!

"Não podemos mais permitir o comércio funcionando a hora que quer, o empresário abrindo a sua loja as 8 da manhã sem horário para fechar", afirma o sindicalista.

Acabamos de fechar mais uma convenção coletiva da categoria com reajuste geral de 7,16%. Também conseguimos recuperar os pisos do comerciário lojista e os pisos dos companheiros que trabalham em supermercados e atacados.

Para o comerciário lojista conseguimos 12% de aumento real, representando R$890 (jan/2014), 16% para supermercado e setor atacadista, representando R$ 870 (jan/2014) e para os comissionados R$985 (jan/2014). Esta recuperação foi fruto do trabalho incansável da diretoria, que têm atuado dentro das lojas, se mostrando presente na vida dos comerciários, fortalecendo essa luta e garantindo que ao findar de mais um ano o esforço do comerciário seja recompensado com a dignidade que ele merece.

E não é só isso! Nós temos encaminhado na Câmara de Vereadores, através do nosso vereador Clàudio Janta, secretário-geral do Sindec-POA, importantes projetos que irão agregar mais qualidade de vida aos trabalhadores.

Recentemente foi protocolado o projeto para regulamentação do horário de abertura e fechamento do comércio de Porto Alegre. Não podemos mais permitir o comércio funcionando a hora que quer, o empresário abrindo a sua loja as 8 da manhã sem horário para fechar, tornando a jornada extensiva para o trabalhador.

Encaminhamos também um requerimento à Prefeitura de Porto Alegre para garantir que a lei que prevê creche, sanitários e refeitórios exclusivos para trabalhadores de shoppings e centros comerciais seja cumprida. Assumimos esse compromisso com a categoria para 2014. 2013 está findando com essa grande vitória na convenção coletiva e 2014 aponta com grandes lutas e mobilizações dos trabalhadores do Brasil e dos comerciários de Porto Alegre, para que a gente avance cada vez mais.

A família comerciária é motivo de força e energia para que a gente continue na luta pela categoria à frente do nosso sindicato! Parabéns comerciários, parabéns trabalhadores, parabéns Porto Alegre!

Nilton Neco
Presidente do SINDEC/POA
Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical
Membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT)