Cercamento da Redenção: um forte aliado à segurança das famílias

O cercamento do Parque Farroupilha (Redenção), voltou ao centro dos debates no legislativo municipal de Porto Alegre. O projeto de lei que determina a realização de um plebiscito para discutir o assunto, ocupou espaço na Câmara pela primeira vez em 2013.

O PL entrou em discussão mais uma vez na semana passada, mas a votação não foi concluída. Muitos vereadores já se manifestaram contrários ao cercamento, mas a favor do plebiscito popular.

Entendemos que a opinião da população é fundamental nesse debate, já que se trata da parte mais interessada na questão. O Parque da Redenção é um dos cartões postais da nossa cidade, ponto de reunião de milhares de porto-alegrenses. E é pensando justamente na população que somos favoráveis ao cercamento do Parque.

Esta medida não irá privar a comunidade de frequentar livremente a área, pelo contrário, ela irá evitar que a criminalidade se instale no local, principalmente nos horários noturnos, o que sabidamente afasta as pessoas até mesmo do entorno do Parque.

Recentemente um caso de estupro em plena luz do dia foi destaque nos noticiários. Sem falar dos assaltos e depredações aos monumentos e vegetação, que já se tornaram rotina nas páginas dos jornais e colocam a população a mercê da marginalidade.

A exemplo de parques como o Ibirapuera (São Paulo), Green Park (Londres), Parque del Buen Retiro (Espanha) e Parque Güell (Barcelona), que estão na lista dos maiores parques do mundo e já adotaram o cercamento como principal medida de segurança, o cerco é um importante aliado no combate à criminalidade e só trará benefícios para as pessoas de bem que querem curtir bons momentos com a família e, vivenciar na prática, a tão sonhada sensação de segurança.

Nilton Neco

Presidente do SINDEC-POA