Crise ecomômica mundial afeta os brasileiros

Estamos diante de uma insegurança generalizada da economia no país, ainda não se sabe o tamanho exato dos problemas financeiros pulverizados na economia global.

Já é evidente que a crise americana afetará a economia brasileira. Não restam dúvidas que a turbulência no mercado financeiro chegará ao bolso dos consumidores, na forma de produtos mais caros, dificuldade de crédito e financiamento. Haverá uma possível desaceleração da economia, exatamente num período que deveria ser de pleno crescimento, tendo em vista a proximidade do final de ano e do possível aumento de geração de renda e emprego.

Alguns setores da indústria já sentem na ‘pele’ este momento de turbulência, principalmente na linha de produção de eletroeletrônicos e produtos de informática, passando inclusive pelo setor de varejo que dentro de 10 a 15 dias já começa os repasses dos preços, atingindo as commoditis, como por exemplo o arroz, óleo e a farinha.

Os metalúrgicos que trabalham na Zona Franca de Manaus já estão em alerta. A Moto Honda, fabricante de motocicletas e a Elgin, que produz eletrodomésticos comunicaram ao Sindicato dos Metalúrgicos que darão férias coletivas de 20 dias, a partir de segunda-feira (dia 13), a 4,8 mil funcionários. A Elgin planeja dar férias coletivas de 25 dias para 200 funcionários, a partir de quarta-feira da semana que vem (dia 15). Ou seja, num momento que deveria estar sendo ocorrendo o aquecimento da economia para as vendas de final de ano, com a possível contratação de trabalhadores, as empresas estão dando férias coletivas aos funcionários por conta desse colapso mundial.

Dessa maneira, estamos diante de uma insegurança generalizada da economia no país, ainda não se sabe o tamanho exato dos problemas financeiros pulverizados na economia global.

Esperamos que os governantes intervenham diretamente para proteção do mercado interno, criando alternativas de investimento no setor produtivo, não somente no setor financeiro como vem sendo feito.

Clàudio Janta-Presidente da Força Sindical-RS