Artigo

Opinião

Em 2013, reafirmar nosso papel, revindicar novos direitos e somar para o Brasil avançar

Avançar, qualificar a mão-de-obra e a produção nacional, ampliar o parque industrial e conquistar novos e melhores empregos e salários também não serão realidade sem a nossa participação.

O ano de 2013 será ainda mais movimentado do que foram os anos anteriores. Com nossa luta, não apenas conquistamos direitos, mas ajudamos a mudar social e economicamente o país. Mas ainda muita coisa precisa ser feita, e certamente com a participação da classe trabalhadora. Algo que os comerciários de Porto Alegre deram exemplo neste final de ano, ocupando as ruas para dobrar a intransigência patronal.

Nesse sentido, o Fórum das Centrais Sindicais reuniu-se no final de dezembro, em São Paulo, para definir a nova Agenda da Classe Trabalhadora para o próximo ano. A nova pauta inclui defender medidas que impeçam a desnacionalização da economia, com menos favorecimento ao capital estrangeiro em detrimento do nacional, a redução da jornada de trabalho e o fim do Fator Previdenciário.

Para implementar a nova Agenda e contribuir concretamente para o pais avançar, é preciso elevar a relação com o Governo Federal para um novo patamar. Não podemos ter um Executivo Federal que trata com dois pesos e duas medidas os trabalhadores e os representantes do capital, privilegiados com tratamento VIP. Ao mesmo tempo, o Ministério do Trabalho precisa ser respeitado e valorizado em suas funções.

Já dissemos isso, e seguimos reafirmando, que o Brasil derrotou a crise econômica graças a participação dos trabalhadores. Avançar, qualificar a mão-de-obra e a produção nacional, ampliar o parque industrial e conquistar novos e melhores empregos e salários também não serão realidade sem a nossa participação. Por isso, no dia 6 de março, vamos realizar uma grande manifestação em Brasília.

 

Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS e vereador de Porto Alegre

Enviar artigo para amigo(a)

Imagem de verificação

Outros artigos

Twitter

Jornais

Vídeos

8º Congresso da Força Sindical-RS

Confira os principais momentos do Congresso Estadual da Central

Outros vídeos

Campanhas






Quem somos

Sobre a Força Diretoria Atuação no Estado Metas Filiados

Secretarias

Juventude Meio ambiente Formação Sindical Saúde do trabalhador

Materias oficias

Álbum de fotos Vídeos Jornais Logotipos da Força Jingles

Publicações

Notícias Agenda Tweets Interativas Artigos

Comunicação

Fale conosco Informativo Canal RSS Como chegar Mapa do site

Campanhas

Fórum Social Mundial Faixa de Fronteira 2015 Bioma Pampa Posto de Saúde 24h Trabalho Decente
Força Sindical do Rio Grande do Sul
Cristovão Colombo, 203 - Porto Alegre
Rio Grande do Sul, Brasil
CEP 90560-003 - Fone: (51) 3228.0098
contato@fsindical-rs.org.br