FST Fórum Social Mundial 2012

Em seus 80 anos, o SINDEC tem tudo a ver com a Capital do Fórum Social Mundial

Nesse ano, a Capital dos gaúchos vai receber o Fórum Social Temático, em mais uma edição do encontro internacional iniciado aqui, em 2001.

O ano de 2012 não passará em branco na memória dos trabalhadores brasileiros, especialmente dos Comerciários de Porto Alegre.

Também em 2012, a cidade celebrará as oito décadas do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (SINDEC/POA). A Capital do Fórum Social Mundial emprega 120 mil Comerciários de uma população de 1,4 milhão de habitantes da cidade e o sindicato de classe completa 80 anos de vida.

Não é por acaso que o SINDEC é a primeira entidade sindical do mundo a incluir a cláusula do Trabalho Decente na Convenção Coletiva de trabalho da categoria, que está na vanguarda das lutas desde quando o Comerciário era chamado de caixeiro.

A expressão da classe e o caráter internacionalista de Porto Alegre são tais que hoje ocupamos o cargo na Secretaria Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical e somos membros do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde a 100º Conferência Internacional do organismo vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), realizada ano passado.

E quando se discute a saída para a Crise Capitalista, com Justiça Social e Ambiental no Fórum Social Temático, em Porto Alegre, os Comerciários da Capital novamente se apresentam para levantar bem alto a bandeira do Trabalho Decente e cobrar melhores salários, empregos de qualidade e respeito, como fazem há anos, principalmente após 10 de julho de 1932, data de fundação do SINDEC.

Temos orgulho de ser Comerciários e moradores de Porto Alegre. Parabéns para todos nós!

Nilton Neco

Presidente do SINDEC/POA

Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical

Membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT)