Fórum Social Mundial Temático

A proposta central é pensar em uma unificação tecida por interesses e responsabilidades mútuas, na qual todos têm seus anseios preservados.

De 26 a 31 de janeiro Porto Alegre vai servir de palco para diversas representações sociais apresentarem, discutirem e, principalmente, construírem alternativas para as mazelas sociais em comum em mais uma edição do Fórum Social Mundial Temático.

O evento se trata de um espaço livre e democrático, dedicado ao amadurecimento de aspectos pertinentes à discussão de conceitos e opiniões e ao compartilhamento de vivências representativas ao planejamento de ações concretas. Com o Fórum, ideias advindas de perspectivas distintas mundialmente, serão debatidas em âmbito local e irão motivar alternativas que vão ser disseminadas, o que nos permite gerar expectativas em torno dessa movimentação.

Com a temática: Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável, abre-se um leque de possibilidades de discussões, que irão agregar-se ao discurso que há muito vem sido feito em torno dessas questões, as quais o movimento sindical têm tornado cada vez mais presente em suas ações.

A proposta central é pensar em uma unificação tecida por interesses e responsabilidades mútuas, na qual todos têm seus anseios preservados, com obrigações recíprocas e os direitos igualmente respeitados, onde os movimentos sociais são os pivôs. Além deles, o Fórum conta com o apoio da Assembleia Legislativa, da Prefeitura de Porto Alegre, do Governo do Estado e do Governo Federal, o que solidifica ainda mais essas bases.

Com uma programação diversificada, o FSMT apresenta atividades culturais, autogestionária, assembleia de movimentos sociais, plenárias mesas de eixos temáticos, seminários, oficinais, painéis, mostras, entre outros. A formação de “18 mundos”, que simbolizam diferentes esferas organizacionais participantes do evento, representam um impulso onde as políticas alternativas é que irão direcionar as ações futuras.

Os movimentos sociais anseiam por alternativas e pela efetivação do diálogo necessário para tal, por isso como representantes da esfera sindical, reforçamos a ideia de que é fundamental continuar a somar esforços para que possamos semear no futuro, de forma cada vez mais concreta, as sementes de confiança que serão depositadas em mais essa edição do Fórum Social Mundial Temático.

Nilton Neco
Presidente do SINDEC/POA
Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical
Membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT)