FST: Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável

Com o alvorecer de um novo ano, nos aproximamos de mais uma edição do Fórum Social Temático. Em janeiro, Porto Alegre reúne a representação social global e convida a repensar as ações locais. O conceito exprime um desafio há muito defendido por vários segmentos dos movimentos sociais, onde os maiores problemas globais, tomados a partir de uma perspectiva local, tornam-se passíveis de solução.

Posto isso, é o momento de a nossa cidade ser modelo e, também, aprendiz. Atravessamos um processo eleitoral que nos qualifica no debate da democracia, renovando bandeiras no sentido do desenvolvimento social dos nossos direitos e da própria cidade. Ao mesmo tempo, a discussão simboliza a oportunidade de agregar soluções mais verdes a este desenvolvimento, não apenas no âmbito da exploração dos recursos naturais, mas do próprio trabalho.

Esta sintonia é necessária, por isso volta à pauta, depois de muito discutida pelos trabalhadores nas conferências atuais. No Brasil, durante a Rio+20, ainda neste ano, coube às centrais sindicais encorajar os países na defesa e condução de um crescimento econômico "sustentável, inclusivo e equitativo", mediante o desenvolvimento de postos de trabalho com dignidade e ambientalmente responsáveis. Frisamos a necessidade do envolvimento de todas as partes envolvidas e seguimos, ainda, na busca pela efetivação do diálogo social necessário para tal.

Para o movimento sindical, o momento é de celebrar a unidade mas, também, de continuar a somar esforços no sentido de semear o protagonismo para, enfim, colher novos frutos. Que juntos possamos engajar a sociedade, as entidades e os órgãos competentes na concepção e execução desta nova agenda. Que juntos possamos transformar o global, fortalecendo o local.

Nilton Neco

Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical