Índices econômicos que esvaziam o arrocham o bolso do trabalhador

Confira a palavra do presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta sobre os últimos índices econômicos do Brasil.

O Brasil caiu de 56º para 58º no ranking mundial de competitividade, enquanto, ao mesmo tempo, o crédito para o consumo encolhe. Os juros do cheque especial são os maiores dos últimos 20 anos e o do cartão de crédito atingiu a marca de 347% ao ano. Foi aprovada ainda a Medida Provisória 668, que aumenta ainda mais os impostos sobre os produtos importados, sem falar das MPs 664 e 665, que retiram direitos dos trabalhadores, ambas também aprovadas no Senado nesta semana.

Tudo isso reflete no setor produtivo, na produção industrial brasileira, no comércio, na geração de emprego, na distribuição de renda e, principalmente, nas famílias dos trabalhadores. Atinge a todos nós, não é à toa que nesta sexta-feira em Porto Alegre vários setores paralisam atividades. A Força Sindical não está aderindo porque entre as causas não identificamos a luta contra as MPs do ajuste fiscal, que retiram direitos dos trabalhadores, enquanto se beneficia o sistema financeiro.

Estamos assistindo a entrada do Brasil num período de recessão. De janeiro até agora o índice de desemprego na região metropolitana atingiu os patamares mais altos, chegando a 7,1%. Os trabalhadores estão sentindo, mas agora é a vez do governo fazer a sua parte, sobretaxando as grandes fortunas, fazendo a lição de casa em diminuir gastos com cargos em comissão e funções gratificadas, não apenas sugando de quem trabalha e produz.

Clàudio Janta

Presidente da Força Sindical-RS