Artigo

Opinião

Negociação vitoriosa garante aumento de 10,3% nos pisos dos comerciários de Porto Alegre

A conquista de 4% de aumento no piso, é uma vitória para os comerciários, avalia o presidente do Sindec/POA.

Neste ano o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre implementou uma Campanha Salarial forte centralizada na política de recomposição dos pisos, garantindo estabilidade para a categoria comerciária e também o cumprimento das cláusulas da convenção coletiva, um ganho inédito em uma negociação.

Sabemos que o aumento real é importante, mas também detectamos a necessidade de valorização do piso salarial, através de uma pesquisa do Dieese que mostra alto índice de rotatividade entre a categoria, não só pelo excesso de jornada de trabalho, mas também pelo baixo piso.  Por este motivo, a conquista de 4% de aumento no piso, é uma vitória para os comerciários.

Além do reajuste de 7,93% para os salários em geral, que representa um ganho real de 1,5%, o Sindec-POA conseguiu um grande avanço na convenção do setor lojista. Trata-se da aplicação de multa para empresas que descumprirem as cláusulas da convenção. O valor pode variar de R$ 1 mil a R$ 50 mil por trabalhador e será aplicado por uma comissão paritária composta pelo Sindec e pelos sindicatos patronais.

Também conseguimos assegurar através da Convenção Coletiva, o fechamento do comércio nos dias 24 e 31 de dezembro às 18 horas nos shoppings e às 19 horas no comércio em geral, com aplicação de multa para as empresas que desrespeitarem o acordo.  Ainda garantimos o fechamento do comércio, nos meses de janeiro a novembro, até às 22 horas e a manutenção de todas as cláusulas sociais como auxílio creche, quebra-de-caixa e quinquênio.

A nossa união também assegurou a ampliação das negociações de PLR – Participação nos Lucros e Resultados, que irá valorizar o trabalho da categoria e uma política de acompanhamento do banco de horas com novos critérios e multa para descumprimento.

Esses avanços foram possíveis graças à participação e mobilização da categoria, que esteve presente em todas as assembleias e a capacidade de negociação da diretoria que coloca o comerciário e sua família em primeiro lugar. Também se soma a isso, a atuação massiva do Sindec junto ao comércio de Porto Alegre, assegurando durante o ano inteiro que os direitos de todos os comerciários fossem cumpridos.  Essa vitória mostrou a força da categoria. Parabéns comerciários!

Nilton Neco – Presidente do Sindec-POA

Enviar artigo para amigo(a)

Imagem de verificação

Outros artigos

Twitter

Jornais

Vídeos

8º Congresso da Força Sindical-RS

Confira os principais momentos do Congresso Estadual da Central

Outros vídeos

Campanhas






Quem somos

Sobre a Força Diretoria Atuação no Estado Metas Filiados

Secretarias

Juventude Meio ambiente Formação Sindical Saúde do trabalhador

Materias oficias

Álbum de fotos Vídeos Jornais Logotipos da Força Jingles

Publicações

Notícias Agenda Tweets Interativas Artigos

Comunicação

Fale conosco Informativo Canal RSS Como chegar Mapa do site

Campanhas

Fórum Social Mundial Faixa de Fronteira 2015 Bioma Pampa Posto de Saúde 24h Trabalho Decente
Força Sindical do Rio Grande do Sul
Cristovão Colombo, 203 - Porto Alegre
Rio Grande do Sul, Brasil
CEP 90560-003 - Fone: (51) 3228.0098
contato@fsindical-rs.org.br