O Muro caiu

0ntem foi comemorado os 20 anos da queda de um símbolo. Símbolo da opressão aos direitos civis, símbolo da desestruturação das famílias, símbolo da divisão de um povo, símbolo da falta de oportunidade, em virtude dos bloqueios econômicos e um símbolo que ceifou milhares de vidas.

Há 20 anos ocorreu a queda deste símbolo – o Muro de Berlim.

A certeza que temos é que este Muro continua mais extenso, atingindo diversas cidades em todo o mundo. Necessitamos urgentemente fazer a queda deste muro. O muro da desigualdade, da falta de oportunidade, da falta de qualificação profissional. O muro que priva grande parte da população de ter acesso a educação e cultura. Um muro que destrói diariamente milhares de vida com a fome e a miséria generalizada. Um muro que acaba com os sonhos, com as famílias, que causa a divisão de um povo, de uma nação, não por ideologia, dividindo os que tem e os que não tem oportunidade.

Um muro que deixa pais, filhos e netos sem esperança de ter um lugar ao sol.

Este muro só será colocado no chão se houver políticas bem esclarecidas e definidas. Para que este muro deixe de existir é necessário baixar os juros, não visar somente o lucro financeiro, mas o lucro do indivíduo. Ser solidário, colocando em segundo lugar o valor monetário, valorizando as pessoas.

Desta forma, começaremos a ver que os trabalhadores poderão ter uma chance de viver em harmonia e com direitos iguais, principalmente, os básicos como saúde, educação, moradia, trabalho e emprego. Assim, talvez todos possamos ter um trabalho e uma vida decente.

Que possamos todos unidos contribuir para a queda deste muro.

Clàudio Janta é presidente da Força Sindical - RS e Conselheiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)