O Rio Grande primeiro

Deu gosto ver a atuação dos senadores gaúchos no episódio da autorização do empréstimo de US$ 1,1 bilhão para o governo do Rio Grande do Sul junto ao Banco Mundial. Não faltou empenho aos senadores Sérgio Zambiasi (PTB), Paulo Paim (PT) e Pedro Simon (PMDB), que agiram com o espírito de bancada regional, independente da cor partidária. O senador Simon conseguiu mobilizar colegas para garantir o quórum na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde a matéria deveria ser apreciada antes de ir à votação no plenário, a despeito do recesso branco decretado pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves, em razão das convenções partidárias e das festas juninas, especialmente no Nordeste.

O governo estadual destacou o secretário da Fazenda, Aod Cunha, para acompanhar de perto o processo em Brasília, de sorte que nem os interesses contrariados da oposição, da qual fazem parte os partidos da base de sustentação de Yeda Crusius, foram capazes de inviabilizar a aprovação dos recursos considerados vitais para sanear as finanças do estado.

Ao obter a aprovação do financiamento, senadores e governo estadual demonstraram o valor da unidade política, já que sem ela o Rio Grande tem sido abalado por crises motivadas por razões menores. Invariavelmente, essas contendas encerram as disputas partidárias e pessoais, fato materializado na escandalosa gravação feita pelo vice-governador da conversa entre ele e o Secretário Especial para Assuntos da Casa Civil. O exemplo dos senadores resgata o papel do homem público e ajuda a restaurar a combalida imagem da política gaúcha, consumida por disputas que só se justificam por si e não pelas causas alegadas. Mais que se orgulhar de ser um ente posicionado, o gaúcho deve se orgulhar do conteúdo desse posicionamento, fato que prevaleceu nesse caso.

CLÀUDIO JANTA – presidente da Força Sindical-RS