Retrospectiva 2015

Estamos terminando o ano ao lado da categoria.

Tivemos um 2015 de muitos desafios, sobretudo para os trabalhadores. O ano iniciou com um cenário econômico pouco favorável, afetando setores fundamentais para o crescimento do país, como indústria, construção civil e também o comércio.

Não obstante, o Governo mexeu nos direitos dos trabalhadores, mudando regras e dificultando a aquisição de benefícios como o auxílio-doença, pensão por morte, abono salarial, seguro-defeso e seguro desemprego. Também lançou a Medida Provisória com regras para o Programa de Proteção ao Emprego, permitido a redução da jornada de trabalho em até 30%, mas com redução do salário.

Uma repetida série de ações que o Sindec, juntamente com a Força Sindical, lutou até o fim no Congresso Nacional para combater. Mas foi apenas uma batalha vencida, e não a “guerra” toda. Prova disso, foi a grande conquista que o Sindec obteve na Campanha Salarial 2015/2016.

Mesmo em um cenário político e econômico de incertezas, o Sindec garantiu, graças à união da categoria que sempre confiou no seu sindicato, a reposição total da inflação, garantindo aumento de 10,33% para os salários em geral. Os pisos tiveram aumentos de até 14,6% e as cláusulas sociais foram mantidas.

Estamos terminando o ano ao lado da categoria. Nossas equipes de fiscalização estão nas ruas conferindo se as empresas estarão cumprindo os horários de fechamento do comércio em dezembro, inclusive no dia 24. E começaremos o ano juntos também, lutando pelos seus direitos. Já temos uma nova negociação salarial assegurada para abril e temos certeza de que nossa união, palavra que marcou o nosso ano, vai fazer a diferença também em 2016.

O ano não foi de dificuldades, pois dificuldades podem rapidamente se tornarem facilidades e como diz o ditado “tudo que vem fácil, vai fácil”. O ano foi de desafios, porque eles nos dão forças para lutarmos batalhas que não são fáceis, mas que nos fazem alcançar conquistas perenes.

Quem em 2016, nós estejamos unidos e fortes para enfrentarmos os novos desafios. Um ótimo Natal e um próspero Ano Novo, família comerciária!

Nilton Neco

Presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical