Artigo

Artigo

Saldo negativo no emprego

Nós da Força Sindical acreditamos que o ideal é encontrar saídas para superar a crise sem mexer nas conquistas sociais do povo brasileiro

O número de postos de trabalho perdidos no 3º trimestre de 2016, encerrado em setembro, segundo dados divulgados pelo IBGE, ficou em 11,8%, próximo da casa dos doze milhões de desempregados. E este é um número que não para de crescer no Brasil.

E foi a indústria, que possui o maior número de trabalhadores com carteira assinada, a principal responsável pela medição negativa: queda de 1,3 milhão de trabalhadores frente a 2015. E muitos dos que continuam empregados passaram a ganhar menos. Até o trabalho informal encolheu 1,5% em relação ao período de fevereiro a abril deste ano, o que representa 342 mil vagas fechadas para pessoas que trabalhavam por conta própria.

Como se não bastasse, chegou ao Senado o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 55, proposta encaminhada ao Congresso por Michel Temer e que faz parte do plano de ajuste fiscal do governo para superar a crise econômica que o País atravessa. Especialistas já afirmaram que esta PEC não vai retomar crescimento e acabar com desemprego.

Outros países que tiveram crise saíram dela sem causar grandes impactos, ao contrário, todos os que fizeram mudanças na área fiscal foi para flexibilizar e não para torná-la mais rígida. Estamos na contramão do mundo. Nós da Força Sindical acreditamos que o ideal é encontrar saídas para superar a crise sem mexer nas conquistas sociais do povo brasileiro.

 

Marcelo Furtado

Presidente em exercício da Força Sindical-RS

 

Enviar artigo para amigo(a)

Imagem de verificação

Outros artigos

Twitter

Jornais

Vídeos

8º Congresso da Força Sindical-RS

Confira os principais momentos do Congresso Estadual da Central

Outros vídeos

Campanhas






Quem somos

Sobre a Força Diretoria Atuação no Estado Metas Filiados

Secretarias

Juventude Meio ambiente Formação Sindical Saúde do trabalhador

Materias oficias

Álbum de fotos Vídeos Jornais Logotipos da Força Jingles

Publicações

Notícias Agenda Tweets Interativas Artigos

Comunicação

Fale conosco Informativo Canal RSS Como chegar Mapa do site

Campanhas

Fórum Social Mundial Faixa de Fronteira 2015 Bioma Pampa Posto de Saúde 24h Trabalho Decente
Força Sindical do Rio Grande do Sul
Cristovão Colombo, 203 - Porto Alegre
Rio Grande do Sul, Brasil
CEP 90560-003 - Fone: (51) 3228.0098
contato@fsindical-rs.org.br