Semana do Meio Ambiente: ações da Força Sindical-RS

Desde o ano de 1999, nas diversas ações empreendidas com a Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, a Força Sindical-RS tem tido não só a preocupação, mas tem agido de forma ambiental.

Nos cursos de Qualificação de Trabalhadores, os quais formam quase 20.000 pessoas em todo o Estado, um capítulo de Educação Ambiental foi inserido: o material impresso (apostilas) é quase todo em papel não branqueado, portanto sem o uso de clorados.

Nas duas ações de reinserção produtiva, denominadas de Coletivos de Trabalho, as atividades previram plantio de árvores, destinação de esterco de cavalos – as comunidades utilizavam muitas carroças e limpezas de valos, praças, etc. Até hoje, no Bairro Navegantes II, as garrafas PET são disputadas, ficando poucas para entupir bueiros, ao mesmo tempo em que se tornaram fonte de renda.

Também nos recursos hídricos, a Força Sindical-RS tem apoiado a realização de Seminários, Reuniões e outros, destacando-se as quatro últimas edições do Seminário Mar de Dentro, em São Lourenço do Sul e Pelotas, que garantiram a continuidade do programa. No último evento, o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, coordenou um dos cinco painéis, o da silvicultura, demonstrando que a Central Sindical gaúcha acompanha os grandes temas da atualidade.

Finalizando, desde o início deste ano, está sendo articulado um grande braço ambiental dos trabalhadores – a Força Verde, que lançada ao público durante as comemorações do Dia do Trabalhador (1º de Maio), terá em julho sua efetiva institucionalização. Ações de educação ambiental, novas oportunidades de trabalho, produção limpa, conscientização para os grandes problemas da humanidade atual, tais como buraco na camada de ozônio, mudanças climáticas, alteração na matriz energética, serão o foco de atuação deste grupo, que atuando em sintonia com as demais ações da Força Sindical, pretende garantir ou ampliar nossa presença na sociedade gaúcha, brasileira e mesmo internacional.

Lélio Falcão

Secretário de Políticas Ambientais da Força Sindical-RS