Toda conquista é precedida de Mobilizações e Lutas

Os diretores do Sindicato dos Comerciários de Guaíba e região participaram do Dia Nacional de Mobilização e Luta, no último dia 30, movimento que paralisou as principais ruas da capital gaúcha.

Organizado pela Força Sindical-RS, objetivo foi chamar a atenção e serem ouvidos pela presidente Dilma Rousseff e pelo Congresso Nacional. O fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho, redução das alíquotas do Imposto de renda, contra o projeto da terceirização, entre outras bandeiras de luta fazem parte da Pauta Trabalhista.

HISTÓRIA DE LUTAS – No início do século passado, 5 mil trabalhadores (comerciários, ferroviários, professores e jornalistas) foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas no palácio do Catete, na sede do Governo, no Rio de Janeiro.

A carta de reivindicações entregue ao presidente pedia jornada de 8h diárias e repouso remunerado  nos domingos, foi aprovada pelo presidente em outubro de 1932, através de decreto. Conquista está que foi estendida a todos os trabalhadores.

Até então a jornada de trabalho era superior a 12 horas, sem repouso remunerado. E assim foi com todas as conquistas históricas dos trabalhadores: As mobilizações precederam as conquistas. A mobilização de hoje tem o propósito de que os trabalhadores sejam ouvidos pela presidência da República.

Ivone Simas, presidente do Sindicato dos Comerciários de Guaíba/RS