Artigo

Nilton Neco

Vitória dos trabalhadores latino-americanos e caribenhos

A Força Sindical, por meio de sua Secretária de Relações Internacionais, teve papel fundamental para o sucesso das articulações que resultaram na eleição de João Felício

A eleição do brasileiro João Felício, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), para a presidência da International Trade Union Confederation (CSI) é uma vitória do protagonismo do Brasil mas, principalmente, da unidade do sindicalismo latino-americano e caribenho. A (CSI)  agrega 180 milhões de trabalhadores organizados em 311 entidades nacionais filiadas em 155 países, representando grande parte das economias emergentes do mundo, entre elas a brasileira.

A Força Sindical, por meio de sua Secretária de Relações Internacionais, teve papel fundamental para o sucesso das articulações que resultaram na eleição de João Felício.  A eleição de um brasileiro, com destacado apoio das entidades latinas e caribenhas, é resultado do novo momento que vive o Brasil junto à América Latina e ao mundo. É também fruto do trabalho de construção de um movimento sindical regional forte, com integração do conjunto de suas entidades e lideranças, respeitando as peculiaridades de cada país.

Agora, é seguir trabalhando para garantir o fortalecimento do movimento sindical mundial, com presença cada vez  mais ativa da América Latina e do Caribe nas decisões e rumos da CSI.  É preciso defender o sindicalismo da nova investida do capital que busca fragilizar as entidades sindicais, negando-lhes capacidade de sobrevivência e de luta em defesa de seus representados. E, mais do que isso, dotar o sindicalismo de uma nova visão de disputa das pautas econômicas, políticas, democráticas e sociais das respectivas sociedades.


Nilton Neco
Presidente do SINDEC/POA
Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical
Membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Enviar artigo para amigo(a)

Imagem de verificação

Outros artigos

Twitter

Jornais

Vídeos

8º Congresso da Força Sindical-RS

Confira os principais momentos do Congresso Estadual da Central

Outros vídeos

Campanhas






Quem somos

Sobre a Força Diretoria Atuação no Estado Metas Filiados

Secretarias

Juventude Meio ambiente Formação Sindical Saúde do trabalhador

Materias oficias

Álbum de fotos Vídeos Jornais Logotipos da Força Jingles

Publicações

Notícias Agenda Tweets Interativas Artigos

Comunicação

Fale conosco Informativo Canal RSS Como chegar Mapa do site

Campanhas

Fórum Social Mundial Faixa de Fronteira 2015 Bioma Pampa Posto de Saúde 24h Trabalho Decente
Força Sindical do Rio Grande do Sul
Cristovão Colombo, 203 - Porto Alegre
Rio Grande do Sul, Brasil
CEP 90560-003 - Fone: (51) 3228.0098
contato@fsindical-rs.org.br