Notícias

Centrais sindicais 24/10/2017 12:12

Centrais Sindicais lançam o site radiopeaobrasil.com.br

Objetivo é levar outro olhar sobre os assuntos para os trabalhadores. Na oportunidade foi feito o debate sobre o tema "Um Brasil com inclusão social"

As quatro centrais sindicais – Força Sindical, UGT, CSB e Nova Central – lançaram hoje (23) o site radiopeaobrasil.com.br, que pretende levar as pessoas informações sobre trabalho, economia, política , sociedade, sob o olhar dos trabalhadores. “O objetivo é criar um site de interesse geral, popular e de alto nível”, afirmou João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical.

O presidente da UGT, Ricardo Patah, falou sobre a importância de criar um instrumento para debater temas de interesse dos trabalhadores. “Nesse primeiro momento estamos vivendo grandes transformações e o site vai mostrar isso”, declarou.

O diretor-geral do Diese, Clemente Ganz Lúcio, falou do esforço de unir o movimento sindical e compreender o que está acontecendo neste momento.

Um Novo Brasil em Debate

No evento foi realizado o debate sobre o tema: "Um Novo Brasil em Debate", com os palestrantes Aldo Rebelo, ex-ministro e autor do documento “Manifesto pela União Nacional” e Luiz Gonzaga Belluzzo, professor de Economia da Unicamp, com a mediação de Marcos Verlaine, analista político e assessor parlamentar do Diap.

O professor  Belluzzo disse que dada a necessidade de  realimentar as esperanças é preciso ser muito realista, muito crítico e fazer uma reflexão social, política e econômica. "Não podemos ficar alimentando ilusões de que o País vai melhorar espontâneamente. A economia vai começar a se recuperar de forma lenta, o emprego mais tarde, o investimento mais tarde ainda. O Brasil está em um período delicado. Isso não começou nesse governo, mas em 2015", disse.

O ex-ministro Aldo Rebelo afirmou que o Brasil dos nossos sonhos é um País independente, soberano, desenvolvido, com um alto padrão de industrialização, de ciência, de tecnologia, com Forças Armadas aptas a defender nossa soberania e nossa riqueza. “A segunda grande plataforma”, continuou Rebelo, “é a redução da desigualdade, os abismos sociais que separam os brasileiros. É preciso melhorar a educação, saúde, quantidade e qualidade de emprego. Emprego de alta tecnologia e melhor remuneração”.

“ A terceira grande plataforma”, concluiu, “ é um Brasil democrático onde os pobres e os trabalhadores possam partilhar as decisões importantes sobre os destinos, sobre o futuro da nossa pátria”.

Greve de 1917

Foi lançada a revista Greve de 1917, em homenagem aos 100 anos da Greve Geral de 1917, a primeira greve geral realizada no Brasil em julho daquele ano, em São Paulo, por operários anasquistas. Lançada pelo Centro de Memória Sindical (CMS), a revista mostra que esta foi um das greves mais abragentes e longas da história do Brasil.

Segundo Carolina Maria Ruy, coordenadora do CMS, foi necessário cerca de um ano de pesquisas para ter um conhecimento mais profundo do movimento. "Contamos com o importante auxílio de José Luiz Del Roy, João Guilherme Vargas Netto, Ayrton Fernandes e Gláucia Fracario", completa Carolina que destaca que neste ano a Vila Maria Zélia, local onde moravam os trabalhadores, também completa 100 anos.

Força Sindical Brasil

Link alternativo: http://fsindical-rs.org.br/n/297

Versão desta notícia em PDF




Tags:    força sindical   rs

Enviar notícia para amigo(a)

Imagem de verificação

Notícias relacionadas

Facebook

Notícias deste período

Twitter

Jornais

Vídeos

8º Congresso da Força Sindical-RS

Confira os principais momentos do Congresso Estadual da Central

Outros vídeos

Campanhas






Quem somos

Sobre a Força Diretoria Atuação no Estado Metas Filiados

Secretarias

Juventude Meio ambiente Formação Sindical Saúde do trabalhador

Materias oficias

Álbum de fotos Vídeos Jornais Logotipos da Força Jingles

Publicações

Notícias Agenda Tweets Interativas Artigos

Comunicação

Fale conosco Informativo Canal RSS Como chegar Mapa do site

Campanhas

Fórum Social Mundial Faixa de Fronteira 2015 Bioma Pampa Posto de Saúde 24h Trabalho Decente
Força Sindical do Rio Grande do Sul
Cristovão Colombo, 203 - Porto Alegre
Rio Grande do Sul, Brasil
CEP 90560-003 - Fone: (51) 3228.0098
contato@fsindical-rs.org.br