Desemprego 31/05/2017 10:39

Desemprego atinge 14 milhões de brasileiros

Dados foram divulgados pelo IBGE.

O desemprego no Brasil ficou em 13,6% no trimestre de fevereiro a abril, segundo dados da pesquisa Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (31). De acordo com o levantamento, a população desocupada totalizou 14 milhões de pessoas. Segundo o IBGE, essa é a maior taxa de desocupação para o trimestre terminado em abril desde 2012, quando foi de 7,8%.

No primeiro trimestre deste ano, a taxa foi de 13,7%. Na comparação com o mesmo período de 2016 (11,2%), o quadro foi de acréscimo (2,4 pontos percentuais). Na comparação com o trimestre de novembro de 2016 a janeiro de 2017, a taxa de desocupação cresceu um ponto percentual.

Também aumentou a população desocupada. O crescimento foi de 8,7% em relação ao trimestre de novembro a janeiro e de 23,1% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Isso significa que há 1,1 milhões de pessoas na fila por emprego a mais do que em janeiro e 2,6 milhões a mais que em abril do ano passado.

Segundo o IBGE, o avanço do desemprego é acompanhado pela queda no número de pessoas ocupadas. No trimestre terminado em abril, havia 89,2 milhões de pessoas ocupadas no País – 700 mil pessoas a menos ocupando postos de trabalho que no trimestre terminado em janeiro e 1,4 milhões a menos que no trimestre terminado em abril do ano passado. A queda foi de 0,7% e 1,5%, respectivamente.

O número de empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada, estimado em 33,3 milhões de pessoas, caiu 1,7% na comparação com o trimestre de novembro de 2016 a janeiro de 2017 (menos 572 mil pessoas). Frente ao trimestre de fevereiro a abril de 2017, houve queda de 3,6%, o que representou a perda de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas nessa condição. (AG)

O Sul

Link alternativo: http://fsindical-rs.org.br/n/27S