Notícias

FGTS 10/10/2017 11:45

Fraude do FGTS atinge cinco milhões de pessoas

Golpe que circula em mensagens de rede social rouba dados dos beneficiários

Um golpe que circula desde maio no WhatsApp prometendo a possibilidade de consultar  o saldo e resgatar do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) já atingiu cinco milhões de beneficiários, segundo estimativa da consultoria de segurança mobile Psafe. De acordo com a empresa, todos esses trabalhadores clicaram no link falso que receberam, mas nem todos tiveram os dados pessoais vazados ou os recursos retirados. A estratégia dos cibercriminosos é disseminar, via mensagens fraudulentas, um link que supostamente possibilitaria ao usuário conferir se está apto a receber R$ 1.760 do Fundo de Garantia.

Em julho, a Polícia Federal desarticulou uma quadrilha que desviou pelo menos R$ 4 milhões de contas do FGTS, após roubar dados dos beneficiários, que preencheram cadastros em links falsos encaminhados pela internet.

— O trabalhador que fez essa inscrição nesses sites deve procurar a Caixa imediatamente, mesmo se não foi roubado, para alterar a senha do Cartão Cidadão e evitar, assim, que os criminosos continuem com acesso à sua conta — orienta Mário Avelino, presidente do Fundo Devido ao Trabalhador.

Com relação a eventuais divergências em saldos na conta do FGTS, a Caixa recomenda que o trabalhador se dirija a qualquer agência do banco para efetuar a contestação do saque e do saldo remanescente. Após abertura do procedimento, o banco avalia cada caso individualmente, conforme o grau de complexidade. O prazo máximo de resposta é de até 30 dias, podendo ser concluído antes.

Caso a Caixa reconheça a pertinência da contestação, os valores são estornados, sem qualquer prejuízo ao trabalhador. Para evitar cair no golpe, o banco orienta os trabalhadores a procurarem informações apenas nos quatro canais oficiais da instituição: no site oficial, em seus perfis nas redes sociais, por meio do telefone 0800-726-0207 ou pelo aplicativo.

Jornal O Globo

Link alternativo: http://fsindical-rs.org.br/n/290

Versão desta notícia em PDF




Tags:    força sindical   rs

Enviar notícia para amigo(a)

Imagem de verificação

Notícias relacionadas

Facebook

Notícias deste período

Twitter

Jornais

Vídeos

8º Congresso da Força Sindical-RS

Confira os principais momentos do Congresso Estadual da Central

Outros vídeos

Campanhas






Quem somos

Sobre a Força Diretoria Atuação no Estado Metas Filiados

Secretarias

Juventude Meio ambiente Formação Sindical Saúde do trabalhador

Materias oficias

Álbum de fotos Vídeos Jornais Logotipos da Força Jingles

Publicações

Notícias Agenda Tweets Interativas Artigos

Comunicação

Fale conosco Informativo Canal RSS Como chegar Mapa do site

Campanhas

Fórum Social Mundial Faixa de Fronteira 2015 Bioma Pampa Posto de Saúde 24h Trabalho Decente
Força Sindical do Rio Grande do Sul
Cristovão Colombo, 203 - Porto Alegre
Rio Grande do Sul, Brasil
CEP 90560-003 - Fone: (51) 3228.0098
contato@fsindical-rs.org.br