Silvicultura 01/06/2007 0:00

Governo monta força-tarefa para agilizar licenciamento ambiental

O Movimento Plantando Desenvolvimento Sustentável – Força Sindical e Sindicatos Filiados, Famurs e sindicatos da área florestal – participou de audiência nesta quinta-feira (31/05) com a governadora Yeda Crusius para agilizar o processo de licenciamento para as atividades de silvicultura no Estado.

Na ocasião, o Movimento entregou documento à governadora solicitando a abertura do diálogo entre o governo e o setor com o objetivo de definir uma política pública de curto, médio e longo prazo para a gestão das atividades de base florestal. Yeda concordou e apoiou ação conjunta do grupo com a sociedade para elaborar projeto de lei de regulamentação do zoneamento ambiental, econômico e social, ainda neste ano.

De acordo com a governadora, o diálogo tem um significado maior, de ações concretas. "Elas serão tomadas em conjunto pela secretaria e Fepam, com o acompanhamento de toda a sociedade. O movimento se dispõe a ser ouvido para trazer suas razões, pelas quais apóia, com a preservação do meio ambiente, que se acelere o passivo de processos de licenciamento muito elevado junto à Fepam".

Força-tarefa

A governadora também anunciou determinação que cria uma força-tarefa de servidores para auxiliar o trabalho da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na liberação de licenças aos projetos de empreendimento no setor da silvicultura. "A fundação já elaborou sua política interna e decidiu por resolver o passivo interno de licenciamentos. Vamos colocar à disposição da Fepam um corpo de funcionários administrativos para dar andamento à burocracia de emissão das licenças consideradas prontas".

Participaram também da audiência, o secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, o chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia, o secretário da Comunicação Social, Paulo Fona, a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, o presidente da Assembléia Legislativa, Frederico Antunes, além de outros deputados.

Assembléia se une ao Movimento

Durante a tarde, o Movimento reuniu-se com o presidente da Assembléia Legislativa, Frederico Antunes. O deputado ressaltou a importância de explicar à sociedade a necessidade de novos empreendimentos no Estado e afirmou que a Assembléia Legislativa fará parte do grupo no sentido de esclarecer questões técnicas o mais rápido possível, para que o Estado não perca investimentos.

Após a reunião na Assembléia, o Movimento teve audiência com o secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, e a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini. O objetivo foi definir as estratégias das audiências públicas que serão realizadas a partir do próximo dia 11 de junho, além dos próximos passos para agilizar os licenciamentos.

Link alternativo: http://fsindical-rs.org.br/n/Q2