Notícias

Fórum Social Mundial 29/01/2010 0:00

Políticas públicas para a juventude ganha destaque no 1º Encontro da Juventude da Força Sindical

A Força Sindical RS promoveu, dentro do Fórum Social mundial, o 1º Encontro da Juventude da Força Sindical. O evento abordou assuntos como, o jovem e a política sindical e partidária, a inserção no mercado de trabalho do jovem, o jovem e a qualificação profissional. Cláudio Janta, presidente da Central, destacou que é importante saber como atingir o coração dos jovens e a alma da juventude. “Eu olho para o passado e me pergunto onde eu estaria se não tivesse militado na minha juventude. Alguns dos meus amig

A Força Sindical RS promoveu, dentro do Fórum Social mundial, o 1º Encontro da Juventude da Força Sindical. O evento abordou assuntos como, o jovem e a política sindical e partidária, a inserção no mercado de trabalho do jovem, o jovem e a qualificação profissional. Cláudio Janta, presidente da Central, destacou que é importante saber como atingir o coração dos jovens e a alma da juventude. “Eu olho para o passado e me pergunto onde eu estaria se não tivesse militado na minha juventude. Alguns dos meus amigos estão presos ou mortos. Militar me ajudou a chegar até aqui e me formou para lutar pelos direitos e melhores condições para os trabalhadores”, lembrou Janta.

A mesa de abertura oficial do Seminário foi composta pelo presidente da Força Sindical RS, Cláudio Janta; secretário nacional da Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, vice-prefeito, José Fortunati; Léa Menezes, secretária da Juventude da Força Sindical do Ceará; Brian Finnegan, representante no Brasil da AFL-CIO (Federação Americana do Trabalho); João Marcos Vidal, Juventude da UGT; Victor Rodrigues da Convergência do Panamá, Manoel Troncoso da CGT Argentina e Heron Oliveira, superintendente da DRT –RS.

Cláudio Janta destacou ainda que, é preciso questionar de que forma os jovens querem se incluir no movimento sindical. “Eles são o futuro. O futuro da classe operária, com uma visão voltada para o mundo do trabalho e do trabalhador e não em defesa do capital”, disse.

O secretário nacional da Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, informou que a juventude vive um momento ímpar no Brasil, pois estão ocupando espaços em órgãos de ponta, onde são tomadas as grandes decisões para o futuro da nação. “É importante discutir aqui as melhores formas para integrar os jovens na luta sindical e não deixar que a juventude se marginalize e perca seus valores”, acrescentou.

José Fortunati, vice-prefeito, foi enfático ao lembrar que os jovens e os dirigentes sindicais vão sair de Porto Alegre com muito mais bagagem e com informações importantes para mudar a sociedade onde vivem. “A presença de militantes que querem transformar o mundo onde vivem, ajudou a apontar os problemas e a as medidas que podem ser tomadas para a transformação da sociedade”, disse.

O debate abordou a juventude e a política sindical, onde Brian Finnegan ressaltou a partir da sua experiência a necessidade de fazer uma reforma Sindical para incluir mais jovens na causa. “Brigar por políticas públicas para os jovens é essencial. Precisamos oferecer para a juventude um propósito na vida. Capacitar e principalmente trabalhar de forma organizada e planejada”, informou. Brian lembrou que conhecer os jovens e encorajá-los para entrar na luta é fundamental para o crescimento da sociedade.

Jefferson Coriteac desabafou que a juventude tem sua própria pauta, seu próprio tempo e suas maneiras de se manifestar. “A juventude precisa promover festas, palestras, debates sobre drogas – realidade que está matando em todo o mundo, sexo e trabalho”, ressaltou. Coriteac Para ele a juventude não pode ser apenas carregadores de bandeiras, precisam ser protagonistas, atores da história do futuro.

Na segunda parte do encontro, Luizinho Martins, presidente da Juventude Socialista do PDT, declarou que cabe aos jovens promover e levantar as grandes lutas de mudanças. “Os jovens tem suas inquietudes e vontade de fazer suas transformações. Se estivermos a frente das manifestações esse sentimento com certeza vai contagiar outros jovens e fazer nascer a vontade de participar da militância”, disse.

Link alternativo: http://fsindical-rs.org.br/n/fc

Versão desta notícia em PDF



Enviar notícia para amigo(a)

Imagem de verificação

Notícias relacionadas

Facebook

Notícias deste período

Práticas antissindicais foi tema do último debate do Mundo do Trabalho

Cláudio Janta, presidente da Central avalia FSM

Força Sindical RS lamenta trabalho escravo

Força Sindical apresenta delegação internacional de sindicalistas a José Fogaça

Unidade entre as centrais é consenso em debate

“Me considero um eterno sindicalista”, disse Paulo Paim em evento da Força Sindical

Força Sul define calendário e lutas de 2010

Fetracos entrega pedido de filiação à CNTC

Carlos Lupi defendeu o papel do FSM como grande defensor das questões sociais em evento da Força Sindical

Cláudio Janta, assina termo que oficializa a criação do memorial do Fórum Social Mundial

Força Sindical RS levou centenas de sindicalistas para a marcha

4º Seminário Internacional da Força Sindical reuniu dirigentes nacionais e internacionais

Janta participa do lançamento do ProJovem

Paulinho visita sede da Força-RS

Mundo do Trabalho será debatido no Fórum Social Mundial pela Força Sindical

Força Sindical parabeniza todos os carteiros do Brasil

Janta prestigia presença de sindicalistas de Guaíba em Rondinha

Janta participa do evento na Serra Gaúcha

Trajetória do Piso Regional

Fetracos aposta na regulamentação e na qualificação da categoria

Seminário da Força Sindical-RS traz líderes de centrais das Américas e do Caribe

Força Sindical convoca sindicatos filiados para Marcha do Fórum Social Mundial

Centrais Sindicais definem calendário

Clàudio Janta defendeu o mundo do trabalho em coletiva do Fórum Social Mundial

Força Sindical RS lamenta perdas no Haiti

Mais notícias

Twitter

Jornais

Vídeos

8º Congresso da Força Sindical-RS

Confira os principais momentos do Congresso Estadual da Central

Outros vídeos

Campanhas






Quem somos

Sobre a Força Diretoria Atuação no Estado Metas Filiados

Secretarias

Juventude Meio ambiente Formação Sindical Saúde do trabalhador

Materias oficias

Álbum de fotos Vídeos Jornais Logotipos da Força Jingles

Publicações

Notícias Agenda Tweets Interativas Artigos

Comunicação

Fale conosco Informativo Canal RSS Como chegar Mapa do site

Campanhas

Fórum Social Mundial Faixa de Fronteira 2015 Bioma Pampa Posto de Saúde 24h Trabalho Decente
Força Sindical do Rio Grande do Sul
Cristovão Colombo, 203 - Porto Alegre
Rio Grande do Sul, Brasil
CEP 90560-003 - Fone: (51) 3228.0098
contato@fsindical-rs.org.br