Notícias

FSM 13/07/2012 10:24

Prefeitura confirma aporte ao FST2013 e anuncia projeto do Memorial do Fórum

Fortunati expressou a opinião de que o FST2013 já começou refletindo sobre a Rio+20 até ampliar os núcleos de trabalho e debate.

Em reunião realizada dia 12/07, na sede do executivo municipal, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, reafirmou a disposição da prefeitura de dar aporte à realização de mais uma edição do Fórum Social Temático (FST), na última semana do mês de janeiro do ano que vem. Participaram do encontro representantes das centrais sindicais aliadas (Força Sindical, Nova Central, CTB e UGT) e do movimento social, afinados na ideia de fazer do FST2013 um evento de proporções maiores que o de janeiro desse ano.

Fortunati expressou a opinião de que o FST2013 já começou refletindo sobre a Rio+20 até ampliar os núcleos de trabalho e debate. Ele e seu secretariado aproveitaram a presença na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável para lançar a proposta do Fórum Social na capital gaúcha. O anúncio foi feito dia 19 de junho, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, quando a prefeitura de Porto Alegre integrava a reunião do C40 – Grupo de Grandes Cidades para a Liderança do Clima (originalmente: C20), já que as cidades contem cerca de 50% da população mundial, consomem 75% da energia mundial e produzem 80% dos gases com efeito de estufa.

O prefeito portoalegrense lembrou que no FST 2012, foram organizados 12 grupos de trabalho – denominados “mundos” – e que, em 2013, esses espaços específicos podem chegar a 30, em 2013. Ele também confirmou a decisão de construir uma sede para o Memorial da Democracia Participativa na cidade, no qual estará incluído o Fórum Social Mundial.

Lélio Luzardi Falcão, engenheiro civil, diretor de Meio Ambiente da Força Sindical/RS e coordenador do FST2012 acredita que houve progresso na ideia de consolidar Porto Alegre como Capital Mundial do Fórum Social, a partir do comunicado feito por Fortunati da vontade de dar ao evento sede e memorial, afirmando a condição de contraponto ao Fórum Econômico de Davós, na Suíça. Na consideração do sindicalista, o Brasil tem sido pródigo em políticas públicas de combate à pobreza, “o que se faz com desenvolvimento sustentável”, disse.

Para Falcão, o FST2013, acena com a possibilidade de ir além das discussões da Rio+20 e reafirmar a questão da sustentabilidade, para dar respostas a sete bilhões de pessoas que habitam o planeta, hoje com noções mais claras de direitos humanos. “O Brasil tem dado bons exemplos na área da inclusão social, sem ainda distribuir o progresso econômico para a maioria da população”, analisou Lélio Falcão.  

Gelson Santana, da Nova Central, destacou o compromisso da prefeitura com a realização do FST2013, feita publicamente pelo prefeito José Fortunati, saudando a unidade das centrais sindicais com o movimento social no empreendimento.

Ricardo Franzói, coordenador do Departamento Intersindical de Estatística e Estuados Socioeconômicos (Dieese), também enfatizou a disposição de criar um espaço físico para a Capital do Fórum Social Mundial. “O evento mobiliza a economia, o setor hoteleiro e oferece opções que o portoalegrense não tem na época de veraneio. O Fórum atrai milhares de pessoas com potencial de consumo e dispostas a intervir no campo das idéias e a agregar coisas novas à cidade”, comentou.

Cícero Pereira da Silva, da UGT, relevou a antecedência com que as ações estão sendo implementadas, aumenta a chance de êxito do acontecimento de dimensões internacionais. O secretário nacional de Integração das Américas da União Geral dos Trabalhadores reafirmou sua crença numa realização maior que a de 2012, “a julgar o engajamento manifestado pelos participantes nesse encontro”, argumentou. 

Jeferson Tiego, da Juventude nacional da Força, ficou satisfeito em ouvir elogios do prefeito sobre o Acampamento da Juventude no FST2012. Fortunati visitou o local e conversou com os jovens acampados, percebendo o clima der paz reinante no ambiente. “Naquele espaço – disse o líder juvenil - houve uma dinâmica sadia, com debates e segurança - sem violência ou excessos”. 

Jane Argollo, coordenadora Centro Cultural La Integracion e uma das coordenadoras do FST2012, aposta no envolvimento de novas organizações da sociedade civil. “Ao longo do ano, o evento deve ser construído em conjunto com a população, as autoridades e o movimento social, para que na última semana de janeiro possamos receber participantes do mundo inteiro na grande mesa redonda global que é o Fórum Social Mundial”, argumentou.  

Haroldo Britto, da CTB, aprovou a intenção afirmar Porto Alegre como sede permanente do acontecimento planetário, “que nasceu na cidade e incorpora a prática da democracia participativa, estando preparada para receber gente de todo o mundo”.


Fonte: Renato Ilha

Link alternativo: http://fsindical-rs.org.br/n/1GE

Versão desta notícia em PDF




Tags:    força sindical   rs   fsm 2013   projeto   memorial   fórum

Enviar notícia para amigo(a)

Imagem de verificação

Notícias relacionadas

Facebook

Notícias deste período

Transporte Escolar paralisa após descaso das empresas em reunião de negociação

Sindicalistas acertam os últimos detalhes para a 1ª Conferência do Trabalho Decente

Força Sindical-RS integra audiência pública em Soledade sobre pedras, gemas e jóias

Força Sindical-RS realiza assembleia do SindiSaúde em Quaraí

Presidente da Força Sindical-RS, Walter Fabro, representa trabalhadores em Brasília pelo Fim do Fator Previdenciário

Terceirização registra alta apoiada nos megaeventos

Curso Rotinas de Departamento Pessoal reinicia com nova turma em agosto

Delegação de Sindicatos Argentinos visitam Sindimercosul para adequarem-se a Lei 12.619

Metalúrgicos fazem mobilização por campanha salarial

Sindnapi formaliza criação da Secretaria do Idoso

Nota da Força Sindical sobre a substituição dos servidores públicos que estão em greve

INSS vai antecipar R$ 11,5 bilhões do 13º no contracheque de agosto

Força Sindical-RS trata do plano de qualificação do RS 2012 e prepara para a CNTED em Brasília

Reunião do Sindnapi com o INSS amanhã pode decidir revisão

Discussão sobre fator previdenciário pelo governo está paralisada e sem previsão de reinício

Metalúrgicos de Gravataí iniciam negociação salarial

Articulações para audiências dos GEADs e realização do Fórum Social Temático 2013 tematizam reunião na ALRS

13º salário de aposentados será antecipado

Sindimercosul e Sest Senat de Uruguaiana se reúnem para tratar de parceria

Desemprego fica relativamente estável pelo 3º mês, diz Dieese

Central vai realizar audiências em cidades gaúchas, coordena mobilização pelo FST 2013 em Porto Alegre e CNTED em Brasília

Força Sindical-RS participa de audiência pública sobre Precatórios na ALRS

MTE faz consulta pública sobre condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho

Prorrogadas inscrições ao programa de qualificação para Copa

Carreata, bênção e festa com sorteios marcam comemoração do Dia do Motorista em Uruguaiana

Mais notícias

Twitter

Jornais

Vídeos

8º Congresso da Força Sindical-RS

Confira os principais momentos do Congresso Estadual da Central

Outros vídeos

Campanhas






Quem somos

Sobre a Força Diretoria Atuação no Estado Metas Filiados

Secretarias

Juventude Meio ambiente Formação Sindical Saúde do trabalhador

Materias oficias

Álbum de fotos Vídeos Jornais Logotipos da Força Jingles

Publicações

Notícias Agenda Tweets Interativas Artigos

Comunicação

Fale conosco Informativo Canal RSS Como chegar Mapa do site

Campanhas

Fórum Social Mundial Faixa de Fronteira 2015 Bioma Pampa Posto de Saúde 24h Trabalho Decente
Força Sindical do Rio Grande do Sul
Cristovão Colombo, 203 - Porto Alegre
Rio Grande do Sul, Brasil
CEP 90560-003 - Fone: (51) 3228.0098
contato@fsindical-rs.org.br