Indústria 01/08/2017 11:03

Produção industrial fica estável em junho ante maio, revela IBGE

No ano, a indústria contabiliza avanço de 0,5%

A produção industrial ficou estável em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, divulgou na manhã desta terça-feira, dia 1º, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a junho de 2016, a produção subiu 0,5%, melhor do que a mediana negativa de 0,20% projetada, mas dentro do intervalo das estimativas, de um recuo de 2,33% a aumento de 1,30%.

No ano, a indústria contabiliza avanço de 0,5%. Já no acumulado em 12 meses, a produção da industrial acumula queda de 1,9%. A produção da indústria de bens de capital subiu 0,3% em junho ante maio. Na comparação com junho de 2016, o indicador mostrou avanço também de 0,3%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF). No ano, houve crescimento de 2,9% na produção de bens de capital, segundo o IBGE.

No acumulado em 12 meses, a taxa ficou positiva em 1,0%. Em relação aos bens de consumo, a pesquisa registrou queda de 1,1% na passagem de maio para junho. Na comparação com junho de 2016, houve redução de 0,6%. No ano, a produção de bens de consumo subiu 0,9%. No acumulado em 12 meses, entretanto, houve redução de 2,1%. Na categoria de bens de consumo duráveis, o mês de junho foi de queda de 6,0% ante maio, mas alta de 5,0% em relação a junho de 2016.

Entre os semiduráveis e os não duráveis, houve redução na produção de 0,5% em junho ante maio, e queda de 1,8% na comparação com junho do ano passado. Para os bens intermediários, o IBGE informou que o indicador teve ligeira alta de 0,1% em junho ante maio. Em relação a junho do ano passado, houve aumento de 0,9%. No ano, os bens intermediários acumularam queda de 0,1%.

Em 12 meses, houve redução de 2,1% na produção. O índice de Média Móvel Trimestral da indústria apontou avanço de 0,8% em junho. Produção industrial cresce 0,9% no 2º trimestre ante o 1º trimestre de 2017 A produção industrial cresceu 0,9% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre do ano, segundo pesquisa do IBGE.

No primeiro trimestre, o avanço tinha sido de 1,1% em relação ao último trimestre de 2016. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a produção industrial cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano, segundo o IBGE. O órgão revisou o dado da produção industrial do mês de maio ante abril, de 0,8% para 1,2%.

A taxa de abril ante março passou de 1,1% para 1,3%, enquanto a de março ante fevereiro saiu de -1,6% para -1,9%. Houve reavaliação ainda na produção de bens de capital de maio ante abril, que passou de 3,5% para 3,8%. A taxa de abril ante março saiu de 1,9% para 2,2%, enquanto a de março ante fevereiro passou de -1,9% para -2,0%.

O IBGE revisou também a produção de bens de consumo duráveis em maio ante abril, que saiu de 6,7% para 6,5%. A produção de bens de consumo semi e não duráveis passou de 0,7% para 0,9% no período, enquanto a taxa de bens intermediários foi revista de 0,3% para 0,5%.

Jornal do Comércio

Link alternativo: http://fsindical-rs.org.br/n/28B