Abono Salarial 15/03/2018 11:52

Último lote do Abono Salarial 2016 começa a ser pago nesta quinta-feira

Os trabalhadores com direito ao saque do último lote do Abono Salarial do PIS/Pasep ano-base 2016 podem começar a retirar o dinheiro na próxima quinta-feira (15). Quem nasceu em maio e junho e trabalha na iniciativa privada receberá o recurso pela Caixa. Já os servidores públicos com inscrições de final oito e nove recebem pelo Banco do Brasil.

O pagamento obedece a um calendário baseado no mês de nascimento do trabalhador. O Abono Salarial Ano-Base 2016 começou a ser pago em julho de 2017. Quem teve o benefício liberado no ano passado, mas não sacou o recurso, ainda pode fazer a retirada. O dinheiro ficará disponível para saque nas agências bancárias até 29 de junho deste ano. Depois, os benefícios que não forem sacados retornarão ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para pagamento do Abono Salarial do próximo ano e do Seguro-Desemprego”, alerta o chefe da Divisão do Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan Britto.

Quem tem direito

O Abono Salarial Ano-Base 2016 é pago a quem estava inscrito há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep e trabalhou formalmente por pelo menos um mês naquele ano, com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, é preciso que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Valor pago

O valor do benefício varia de R$ 80 a R$ 954, de acordo com o tempo trabalhado no ano-base. Para  receber o valor cheio, é necessário ter trabalhado formalmente durante todo o ano de 2016 com rendimento médio de até dois salários mínimos. Quem trabalhou um mês, por exemplo, com esses mesmos pré-requisitos, recebe 1/12 do valor, e assim sucessivamente.

Pagamento do último lote

Depois do pagamento que começa nesta semana, o prazo final para a retirada será 29 de junho:

15 de março: começam a receber quem faz aniversário em maio e junho e servidores com inscrições finalizadas em oito e nove.

Gaúcha ZH

Link alternativo: http://fsindical-rs.org.br/n/2AF