Atuação no Estado

A Força Sindical do Rio Grande do Sul nasceu no dia 9 de novembro de 1993, em Porto Alegre, mas ganhou expressão a partir do 4º Congresso Estadual, em 26 de março de 2004, na cidade de Pelotas, com a eleição da nova diretoria. Atua nas cidades do interior com sindicatos filiados, levando também shows e atividades para os municípios.

Clàudio Janta, presidente eleito por unanimidade, tem como pauta constante as bandeiras de luta da central, como a redução da jornada de trabalho e as reformas sindical e trabalhista. O objetivo da atual gestão é o de tornar a Força Sindical-RS uma central ativa, com representatividade e poder de negociação, trabalho este já reconhecido e que responde pelo aumento dos sindicatos filiados no Estado.

A atuação da Força Sindical-RS também se dá em âmbito nacional, como parte da Força Sindical que luta por melhores condições de vida dos trabalhadores, e na esfera regional, onde a central trabalha diretamente com a comunidade, promovendo cursos de qualificação profissional e de preparação para o trabalho, e campanhas de solidariedade, com a arrecadação de roupas e alimentos destinados às comunidades carentes. A luta pela melhoria das condições sócio-econômicas dos trabalhadores gaúchos se dá, ainda, pela participação da Força-RS em conselhos regionais de desenvolvimento e de emprego e pela parceria com órgãos públicos e privados para a execução de projetos de qualificação e auxílio à população de baixa renda.